Regulamento do Evento

REGULAMENTO DA X JORNADA DE PEDAGOGIA

ÍNDICE

1. QUANDO E ONDE
2. QUEM PODE PARTICIPAR
3. INSCRIÇÃO
4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO
5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
7. CONTROLE DE PRESENÇA
8. CERTIFICADOS
9. DISPOSIÇÕES FINAIS


1. QUANDO E ONDE

1.1. DATA DE REALIZAÇÃO

• Dias 26 a 29 de setembro de 2011.

1.2. LOCAL

• Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Universitário de Cáceres-MT .
• Departamento de Pedagogia (período vespertino) .
• Cidade Universitária – Auditório Edival dos Reis (período matutino, vespertino e noturno) .

1.3. DATAS IMPORTANTES

Período de inscrições com apresentação de trabalhos (comunicações orais e painéis):
• De 08 de agosto a 15 de setembro de 2011 - apenas pelo site do evento.

Emissão de Cartas de Aceite dos trabalhos de comunicações orais e painéis:
• 20/09/2011 - com divulgação por e-mail.

Ensalamento das comunicações orais e dos painéis:
• Dia 28/09 - com divulgação pelo site do evento.

Período de inscrições sem apresentação de trabalho:
• De 08 de agosto a 26 de setembro de 2011 - pelo site do evento e no Departamento de Pedagogia.


2. QUEM PODE PARTICIPAR

a) A X Jornada de Pedagogia é aberta ao público em geral:

• Sem apresentação de trabalho: alunos e professores da graduação e da pós-graduação; alunos e professores da Educação básica, ensino médio; técnicos da educação que queiram participar como ouvintes do evento.

• Com apresentação de trabalho aceito: Alunos e Professores da Graduação e da Pós-graduação dos cursos de Pedagogia e áreas afins da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e de outras universidades do país, professores da Educação básica das redes pública e particular de ensino, bem como técnicos da educação.

b) IMPORTANTE: Só receberão certificados de participação ou de apresentação de trabalho os candidatos devidamente inscritos no evento.

2.2. AUTORES (RESPONSÁVEIS PELO TRABALHO):

a) Só pode haver um autor para cada trabalho inscrito;

b) O Autor fará a apresentação do trabalho (oral ou painel), caso o trabalho seja aceito.

c) O Autor recebe certificado de publicação, apresentação e participação, e é citado nos anais do evento.

2.3. COAUTORES (CORRESPONSÁVEIS PELO TRABALHO):

a) Pode haver no máximo 3 (três) Coautores para cada trabalho; não há obrigatoriedade.

b) Um Coautor (apenas um) poderá fazer a apresentação oral do trabalho aceito, apenas se o Autor estiver impossibilitado de participar;

c) Só será aceito um Professor Orientador para cada trabalho;

d) Os trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação deverão, necessariamente, apresentar um professor orientador e, no máximo, dois coorientadores.

e) As inscrições dos Coautores são obrigatórias. O coautor deverá fazer a inscrição de participação.

2.4. PROFESSORES-ORIENTADORES:

a) Os Professores Orientadores devem aparecer, necessariamente, como coautores de trabalhos de alunos da Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) e da Graduação (Iniciação Científica, TCC e trabalhos relevantes de disciplinas da graduação);

b) Professores Orientadores recebem certificado de orientação e participação, e são citados nos anais do evento;

c) Só será aceito um Professor Orientador para cada trabalho;

d) Os trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação deverão, necessariamente, apresentar um professor orientador e, no máximo, dois coorientadores.

e) A inscrição do Professor Orientador é obrigatória.

2.5. COLABORADORES:

a) Poderão participar, na condição de colaboradores, outros interventores (pessoas físicas, empresas ou instituições) que possibilitaram a realização de etapas do projeto. Colaboradores podem ser alunos, professores ou mesmo profissionais de outras áreas que colaboraram para o desenvolvimento do trabalho;

b) Pode haver no máximo 2 (dois) colaboradores para cada trabalho, mas não há obrigatoriedade de haver um colaborador para cada trabalho;

c) Colaboradores são citados nos anais do evento.

2.6. INSCRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO (sem apresentação de trabalho):

a) A X Jornada de Pedagogia é aberta ao público em geral, na condição de participante.

b) Os participantes recebem certificados de participação no evento.

c) O participante deverá fazer a inscrição de participação no site do evento ou no Departamento de Pedagogia.

2.7. Cada Autor só poderá participar do evento com um único trabalho. Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) será cadastrado no sistema no ato da inscrição, não permitindo que a mesma pessoa participe como autor de dois trabalhos.

2.8. Cada participante só poderá participar com uma inscrição por evento. Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) será cadastrado no sistema no ato da inscrição, não permitindo que a mesma pessoa faça mais de uma inscrição para o mesmo evento.

2.9. A inscrição do trabalho deverá ser feira pelo aluno Autor. Ele deverá identificar quem é o Autor, quem são os Coautores, Colaboradores e quem é o Professor Orientador responsável.

2.10. O Autor será considerado o responsável pelo trabalho apresentado em todo o percurso do evento.


3. INSCRIÇÃO a) A inscrição deve ser feita através do site do evento (http://www.unemat.br/eventos/pedagogia/). Basta acessar, no menu do site, o item destinado às inscrições, seguindo as telas autoexplicativas.

3.1. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO

a) A inscrição, efetivada a partir do envio on-line do formulário de inscrição, implica na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste regulamento, sobre as quais os inscritos não poderão alegar desconhecimento.

b) A inscrição de todos os participantes do trabalho (Autor, Coautores, Orientador e coorientadores) está vinculada à inscrição do trabalho. O Autor deve preencher os dados de todos os participantes para realizar a inscrição e os Coautores, Orientadores e coorientadores deverão fazer a inscrição de participação separadamente para validar a inscrição do trabalho.

c) Após a finalização da inscrição do trabalho, não poderão ser adicionados ou alterados os participantes (Autor, Coautores, Orientadores e Colaboradores);

d) As informações fornecidas no preenchimento do formulário serão adotadas e mantidas em todas as etapas do evento para efeito de registros, publicações e certificações;

e) Nos Anais da X Jornada de Pedagogia só será dado crédito aos nomes constantes nos campos de Autor, Coautor(es), Orientador(es), Coorientador(es) e Colaborador(es).

f) Todos os Coautores e Orientadores do trabalho deverão efetuar a inscrição no evento;

g) Não serão efetuadas quaisquer alterações após a efetivação da inscrição.

3.2. DADOS E DOCUMENTOS

3.2.1. Durante o preenchimento do formulário de inscrição serão necessários os seguintes dados:

a) AUTOR: CPF, Nome Completo, Data de nascimento, Sexo, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Estado, Cidade, CEP, Telefone residencial, Telefone celular, E-mail;

b) COAUTOR(es): CPF e Nome Completo;

c) PROFESSOR ORIENTADOR: CPF, Titulação, Nome Completo e E-mail;

d) COLABORADOR(ES): Nome Completo;

3.2.2. Qualquer irregularidade nos dados ou documentos fornecidos, quanto a conteúdo, prazos, validade etc., conduz ao cancelamento ou à desclassificação sumária do trabalho, sem direito à devolução de taxas pagas.

3.2.3. A inscrição do participante é pessoal e intransferível.

3.3. TAXA DE INSCRIÇÃO:

Estudante de Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu- R$: 25,00
Técnico(a) da Educação - R$: 30,00
Professor(a) da Educação Básica - R$: 30,00
Estudante de Pós Graduação Stricto Sensu - R$: 35,00
Pesquisador(a) ou Professor(a) do Ensino Superior - R$: 40,00
Obs: Trabalhos inscritos e não apresentados, por quaisquer razões que sejam, não terão direito à devolução de taxas pagas.

3.4. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO

a) Concluído o preenchimento do formulário de inscrição, clique em gerar boleto para o download da ficha de compensação (boleto bancário).

b) A data do vencimento para o pagamento será definida automaticamente pelo sistema conforme (Item 1.3). Este prazo não pode ser postergado.

c) Não serão fornecidos recibos em nome da instituição, sendo o boleto de pagamento considerado já como recibo nominal ao inscrito.

d) A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento do boleto bancário.

e) Decorridos 2 (dois) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, acesse o site do evento (http://siec.unemat.br/eventos/xjp/?page=status) e verifique se seu Status de Inscrição está correto.


4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO

4.1. O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO SE NÃO FOREM ATENDIDAS AS CONDIÇÕES ABAIXO:

a) O(s) Autor(es) deverá(ão) submeter o resumo (da comunicação oral ou painel), durante a inscrição on-line.

b) O trabalho somente será enviado eletronicamente, no ato da inscrição, se inserido em campo próprio (no formulário de inscrição), não sendo, em nenhuma hipótese, recebido por e-mail.

c) Os trabalhos enviados não podem conter nenhum tipo de identificação em texto ou imagens dos nomes do autor, coautor(es), orientador(es), colaborar(es), conter eventual marca d'água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior. Deve-se retirar do trabalho todas essas referências antes de enviá-lo, ou será automaticamente desclassificado.

4.2. As modalidades de Apresentação de Trabalhos Científicos

4.2.1.Comunicação Oral

• Modalidade de trabalho completo de pesquisas concluídas ou com resultados preliminares;

• Deverá conter: Nome do trabalho na margem superior do texto, resumo de, no máximo 2000 (dois mil) caracteres, com até 4 palavras-chave ao final, trabalho completo, que deverá conter entre 20.000 e 40.000 caracteres com espaço (incluindo as notas, referências, quadros e tabelas).

4.2.2.Pôster

• Modalidade trabalho completo que apresente pesquisas em desenvolvimento ou concluídas e relatos de experiências institucionais;

• Deverá conter: Nome do pôster na margem superior do texto, resumo de 2000 a 2500 caracteres, com até 4 palavras-chave ao final. O esquema do pôster deverá ser apresentado em formato A4, prevendo a proporção do formato final para 0,90m X 1,10m.

• Obs.: não é necessário apresentar texto completo.

4.2.3.Oficina

• Modalidade Plano de Curso

• Organização didático-pedagógica de um Plano de Curso (Contendo: Identificação, Objetivos, Conteúdos, Metodologia, Recursos Didáticos, Avaliação e Referências Bibliográficas) que expresse a práxis na temática escolhida.

4.2.4. Relato de experiência

• Modalidade texto (com até dez linhas)

• Deverá conter o título, autor e objetivo

4.3.ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO TRABALHO

a) O trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes ao formulário de inscrição on-line do sistema.

b) Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar, no formulário on-line, a palavra "RESUMO:" no inicio do texto.

c) A soma dos caracteres do campo RESUMO não deve ultrapassar 2.500 caracteres ou terem menos que 2.000 caracteres, incluindo espaços.

d) Os campos que deverão ser preenchidos serão os seguintes:

• TÍTULO DO TRABALHO
• RESUMO
• PALAVRAS-CHAVE.

e) O resumo deve conter assuntos introdutórios, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão.

f) Incluir três palavras-chave em campo específico, no formulário on-line.

g) Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágios) eliminam o candidato da X Jornada de Pedagogia, podendo responder civil e criminalmente pelo plágio.


5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

a) No ato da inscrição, o Autor do trabalho deverá escolher entre apresentação em Comunicação Oral (Salas do Departamento de Pedagogia) ou em Pôster (Pátio do Museu).

b) As Comunicações Orais (de alunos e professores) ocorrerão nas salas de aula do Departamento de Pedagogia.

c) O Autor ou, na impossibilidade deste, um (apenas um) coautor deverá fazer a apresentação do trabalho, tanto na forma de Comunicação Oral (sala) quanto na de Painel.

d) Não é permitida a apresentação de trabalhos de alunos por professores.

e) Durante as apresentações, tanto das Comunicações Orais (sala) quanto dos pôsteres, é obrigatório o uso do crachá.

f) O horário das apresentações deve ser rigorosamente observado, de acordo com o cronograma preestabelecido. Assim, não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos.

5.2. COMUNICAÇÕES (Sala de Aulas de Pedagogia)

a) Cada Comunicação Oral terá a duração de 20 minutos. O debate, a critério do coordenador de sala, ocorrerá ao final de cada comunicação ou ao final de todas as comunicações.

g) Em toda a sala de aula de Pedagogia haverá um datashow (multimídia) para as exposições, devendo, o participante, portanto, trazer a sua apresentação em arquivo digital (formato DOC (Microsoft Word 97-2003 ou compatíveis) ou PPT (Microsoft Powerpoint 97-2003 ou compatíveis), preferencialmente gravado em CD. Arquivos formulados no Microsoft Office 2007 (Windows Vista) devem ser salvos no formato compatível com Office 97-2003.

h) Não se recomenda a utilização de conteúdo sonoro ou vídeos, pois podem ocorrer incompatibilidades com os programas disponíveis. Contudo, se o participante necessitar dessa aparelhagem específica, o mesmo deverá providenciá-la.

5.3. PÔSTER (Pátio do Museu – Cidade Universitária)

a) Os pôsteres devem ser afixados em cavaletes verticais, obedecendo à rigorosa localização geográfica dentro do recinto.

b) O Autor ou, na impossibilidade deste, o Coautor deverá permanecer junto ao cavalete predeterminado durante horário total da Sessão, definida para sua apresentação (divulgados no Gradeamento), munido de seu crachá e painel para a apresentação.

c) O pôster deve ser afixado no cavalete correspondente no horário inicial da Sessão predeterminada e retirado ao final desta Sessão.

d) O Avaliador responsável avaliará diversos pôsteres durante a Sessão. Os alunos devem aguardar sua vez de apresentar sempre em frente ao cavalete predeterminado e com o painel afixado.

e) Os pôsteres devem ter 0,90 m de largura por até 1,10 m de altura (limites máximos);

f) O Autor deverá trazer o Pôster pronto, com alça que permita pendurá-lo na prancha a ele destinado;

g) Durante a Sessão, outros participantes do evento poderão observar os pôsteres e solicitar informações aos Autores e Coautores, desde que o trabalho não esteja sendo avaliado no momento;

h) A retirada do pôster só poderá ser efetuada após o horário do término da sessão respectiva à sua apresentação.


6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

a) Os trabalhos submetidos ao X Jornada de Pedagogia serão avaliados pelo Comitê Científico.

b) Importante: Somente trabalhos aceitos serão apresentados no evento.


7. CONTROLE DE PRESENÇA

a) Os participantes receberão um crachá numerado e com código de barras, com a finalidade de registro, não só da presença, mas também do tempo de permanência no local do evento.

b) Haverá uma tolerância de 1 hora por período, tanto na entrada quanto na saída. A chegada após o prazo de tolerância não dará direito à frequência naquele período. Entende-se por período o tempo de início e de término da programação do evento, nos turnos vespertino e noturno.

c) Os participantes que apresentarem 50% de freqüência, na media total de participação em toda a programação do evento, terão direito ao Certificado.


8. CERTIFICADOS

a) Serão conferidos certificados aos palestrantes, equipe técnica e a todos os participantes da X Jornada de Pedagogia, contendo, em seu verso, toda a programação e carga horária do evento.

b) O certificado será expedido de acordo com a carga horária de cada participante, obtida através do Código de Barras do crachá.

c) Os certificados serão disponibilizados na forma eletrônica (on-line) no site do evento (http://siec.unemat.br/eventos/xjp/?page=certificados).

d) Não serão entregues certificados ou declarações para Colaboradores dos trabalhos.

e) Não serão entregues certificados de participação para espectadores/ouvintes do evento que não fizerem sua inscrição.

f) Não haverá correção de nome e nem do título do trabalho informados no momento da inscrição conforme (item 3.1, alínea d).


9. DISPOSIÇÕES FINAIS

a) A Comissão Organizadora da X Jornada de Pedagogia reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento.

b) Autor e Coautor(es) autorizam, expressamente, a Comissão Organizadora do evento a divulgar seus nomes e a publicar seu trabalho, quando aceito, por quaisquer mídias e nos Anais da X Jornada de Pedagogia.