Regulamento do Evento

VIII Seminário de Educação do Vale do Arinos – Educação, território e identidade



ÍNDICE

1. QUANDO E ONDE
2. QUEM PODE PARTICIPAR
3. INSCRIÇÃO
4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO
5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
7. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
8. CONTROLE DE PRESENÇA
9. CERTIFICADOS
10. DISPOSIÇÕES FINAIS

1. QUANDO E ONDE

1.1. DATA DE REALIZAÇÃO
04 a 06 de dezembro de 2013

1.2. LOCAL
Campus Universitário de de Alto Araguaia da Unemat

1.3. DATAS IMPORTANTES
a) Período de inscrições de trabalhos:
03/11 a 01/12 - apenas pelo site do evento

b) Notificação de aceitação do trabalho:
29/11 - divulgação no site

d) Gradeamento das apresentações oral e pôster:
01/12 - com divulgação pelo site do evento

e) Período de inscrições de participação:
05/11 a 01/12 - apenas pelo site do evento


2. QUEM PODE PARTICIPAR
a) Abertos ao público em geral, na condição de participantes e inscrição de trabalhos.

2.2. AUTOR (RESPONSÁVEL PELO TRABALHO)
a) Cada trabalho inscrito poderá ter apenas 1 (um) autor.
b) O autor fará a apresentação do trabalho, oral ou pôster.
c) O autor receberá certificado de publicação, apresentação e participação, e será citado nos anais do evento.

2.3. COAUTOR (CORRESPONSÁVEL PELO TRABALHO)
a) Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 (três) coautores, sendo obrigatória a inscrição de todos.
b) Um coautor poderá fazer a apresentação do trabalho, apenas se o autor estiver impossibilitado de participar.
c) Os coautores receberão certificados de publicação, apresentação (quando houver) e participação, e serão citados nos anais do evento.

2.4. PROFESSOR ORIENTADOR
a) Os professores não podem ser autores de trabalhos.

2.5. COLABORADOR
a) Poderão participar, na condição de colaboradores, outros interventores (pessoas físicas, empresas ou instituições) que possibilitaram a realização de etapas do projeto. Os colaboradores podem ser alunos, professores ou profissionais de outras áreas.
b) Cada trabalho poderá ter, no máximo, 2 (dois) colaboradores
c) Os colaboradores não receberão certificados.
c) Os colaboradores serão citados nos anais do evento.

2.6. INSCRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO
a) O VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat é aberta ao público em geral, na condição de participante.
b) O participante deverá fazer a inscrição de participação no site do evento.
c) Cada participante só poderá participar com 1 (uma) inscrição por evento. Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) será cadastrado no sistema no ato da inscrição, não permitindo que a mesma pessoa faça mais de uma inscrição para o mesmo evento.
d) Os participantes receberão certificados de participação no evento e um kit de aluno.
e) A inscrição do trabalho só poderá ser feita pelo aluno autor. Ele deverá identificar o autor, os coautores, os colaboradores e o professor orientador.
f) O aluno autor será o responsável pelo trabalho durante todo o percurso do evento.


3. INSCRIÇÃO
a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site do evento. Basta acessar a área de inscrições do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat e seguir as telas autoexplicativas.

3.1. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO
a) A inscrição, efetivada a partir do envio online do formulário de inscrição, implica na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste regulamento, sobre as quais os inscritos não poderão alegar desconhecimento.
b) A inscrição de todos os participantes: autor, coautor, orientador e colaborador estão vinculados à inscrição do trabalho. O autor deve preencher os dados de todos os participantes para realizar a inscrição, e os coautores e orientadores deverão fazer a inscrição de participação, separadamente, para validar a inscrição do trabalho.
c) As informações fornecidas no preenchimento do formulário serão adotadas e mantidas em todas as etapas do evento para efeito de registro, publicação e certificação.
d) Nos Anais do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat só será dado crédito aos nomes constantes nos campos de autor, coautor(es), colaborador(es) e orientador.
e) Não serão efetuadas quaisquer alterações após a inscrição ser efetuada.

3.2. DADOS E DOCUMENTOS

3.2.1. Durante o preenchimento do formulário de inscrição online serão necessários os seguintes dados:
a) Autor: CPF, nome completo, data de nascimento, sexo, endereço, (rua, número, complemento, bairro), cidade, estado, CEP, telefone residencial, telefone celular, e-mail
b) Coautor: CPF e nome completo
c) COLABORADOR: nome completo

3.2.2. Qualquer irregularidade nos dados ou documentos fornecidos, quanto a conteúdo, prazos, validade etc., conduz ao cancelamento ou à desclassificação sumária do trabalho, sem direito à devolução de taxas pagas.

3.2.3. A inscrição do aluno é pessoal e intransferível.

3.4. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
a) Concluído o preenchimento do formulário de inscrição, clique em gerar boleto para o download da ficha de compensação (boleto bancário).
b) A data do vencimento para o pagamento será definida automaticamente pelo sistema conforme (Item 1.1.3). Este prazo não pode ser postergado.
c) Não serão fornecidos recibos em nome da instituição, sendo o boleto de pagamento considerado já como recibo nominal ao inscrito.
d) A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento do boleto bancário.
e) Decorridos 2 (dois) dias úteis após o pagamento do boleto bancário, acesse o site do evento www.unemat.br/eventos/jornada2013 e verifique o status de sua inscrição.


4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO

4.1. O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO SE NÃO FOREM ATENDIDAS AS CONDIÇÕES ABAIXO.
a) Os autores deverão submeter o trabalho para o VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat durante a inscrição online.
b) O trabalho somente será enviado eletronicamente, no ato da inscrição, inserido em campo próprio no formulário de inscrição. Não será recebido por e-mail em nenhuma hipótese.
c) Os trabalhos enviados não poderão conter nenhum tipo de identificação, em texto ou imagens, dos nomes do autor, coautor(es), orientador(es), colaborar(es), eventual marca d’água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior.

4.2. OS TRABALHOS SERÃO ACEITOS SOB DUAS CATEGORIAS.

I) RESUMO EXPANDIDO
a) Trabalhos finalizados devem ser enviados na Categoria de RESUMOS EXPANDIDOS. Os trabalhos devem ser inéditos em veículos impressos ou eletrônicos e serão apresentados oralmente.
b) O RESUMO do trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição online do sistema.
c) Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar no formulário online, a palavra “RESUMO:” no início do texto.
d) A soma dos caracteres do campo RESUMO não deve ultrapassar 2.500 caracteres ou terem menos que 1.500 caracteres, incluindo espaços.
e) O resumo deve conter introdução, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão.
f) Incluir três palavras-chave em campo específico no formulário online, diferentes das palavras contidas no título.
g) O ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO deverá ser anexado ao formulário de inscrição do sistema, com o seguinte conteúdo:

1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (normas vigentes da ABNT)

ATENÇÃO:
h) Não enviar o RESUMO do trabalho dentro do ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO. O arquivo deverá conter somente o conteúdo solicitado no (item 4.2, inciso I, alínea g).
i) Não colocar o título do trabalho no ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO conforme solicitado no (item 4.2, inciso I, alínea g). O arquivo deverá começar diretamente com a Introdução.
j) Enviar o ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO obedecendo a seguinte formatação:

1. Não colocar o título do trabalho (Este será colocado automaticamente pelo sistema na impressão dos anais);
2. Não colocar nenhum tipo de identificação em texto ou imagens dos nomes do autor, coautor(es), orientador(es), colaborar(es), conter eventual marca d'água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior, cabeçalhos e rodapés;
3. Iniciar com o texto integral do trabalho;
4. Texto na cor preta, fonte Arial, corpo em tamanho 12;
5. Espaçamento entre linhas de 1,5 linha;
6. Margem superior de 3,0 cm;
7. Margem inferior de 2,0 cm;
8. Margens laterais, à esquerda com 3,0 cm e à direita com 2,0 cm;
9. O trabalho deve ter no mínimo 03 (três) e no máximo quatro (05) páginas, incluindo eventuais gráficos, tabelas, ilustrações etc;
10. Salvar o em arquivo PDF - Portable Document Format (PDF) da Adobe – Acrobat.

k) A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação. Evitar o uso de abreviaturas e adotar o Sistema Internacional de Unidades no texto.

II) RESUMO SIMPLES
a) Trabalhos com dados parciais devem ser enviados na Categoria de RESUMO SIMPLES. O conteúdo deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição do sistema (não é anexado arquivo para trabalhos de RESUMO SIMPLES).
b) O RESUMO do trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição online do sistema.
c) Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar no formulário online, a palavra “RESUMO:” no início do texto.
d) A soma dos caracteres do campo RESUMO não deve ultrapassar 2.500 caracteres ou terem menos que 1.500 caracteres, incluindo espaços.
e) O resumo deverá conter introdução, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão.
f) Incluir três palavras-chave em campo específico no formulário online, diferentes das palavras contidas no título.

4.5. Cópias parciais ou integrais de trabalhos de outrem (plágio) eliminarão o candidato do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat e de futuros eventos, independente das responsabilidades civil e criminal advindas.


5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos submetidos no VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat serão avaliados por Comitê Científico específico.

5.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
a) Os trabalhos inscritos na modalidade RESUMO EXPANDIDO serão apresentados em Comunicação Oral e os encaminhados na modalidade RESUMO SIMPLES em Pôster.
b) As apresentações são distribuídas em Sessões, com duração de 02 horas. Durante cada sessão são apresentados diversos trabalhos.
c) O gradeamento que será divulgado no site do evento e informará o horário e o local de apresentação dos trabalhos.
d) Não será permitida a apresentação de trabalho por professores, orientadores, colaboradores ou outros.
e) Durante as apresentações – oral ou em pôster – será obrigatório o uso de crachá.
f) Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada apresentação. Não serão tolerados atrasos por quaisquer motivos.
g) A não apresentação dos trabalhos desclassifica o aluno para o recebimento de prêmios.

5.2. APRESENTAÇÃO ORAL
a) O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer na sala durante o horário total da Sessão, (divulgado no gradeamento), munido de seu crachá e arquivo, contendo seu trabalho para apresentação.
c) O autor ou, na impossibilidade deste, um coautor, dentro do horário pré-determinado da Sessão, terá 10 (dez) minutos para sua apresentação, seguidos de 5 (cinco) minutos para responder aos questionamentos do avaliador.
d) O autor contará com recursos audiovisuais (computador com datashow ), devendo trazer o arquivo digital em formato DOC (Microsoft Word 97-2003 ou compatíveis) ou PPT (Microsoft Powerpoint 97-2003 ou compatíveis), preferencialmente gravado em CD. Arquivos formulados no Microsoft Office 2007 (Windows Vista) deverão ser salvos no formato compatível com Office 97-2003.
e) Não se recomenda a utilização de conteúdo sonoro ou vídeos, pois pode ocorrer incompatibilidade com os programas disponíveis.

5.3. APRESENTAÇÕES EM PÔSTER
a) Os pôsteres devem ser afixados em cavaletes verticais que obedecem à rigorosa localização geográfica dentro do recinto onde se encontram, e são numerados conforme definido no gradeamento divulgado.
b) O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer junto ao cavalete, durante o horário total da Sessão, munido de seu crachá e pôster para a apresentação.
c) O pôster deverá ser afixado no cavalete correspondente, no horário inicial da Sessão e retirado ao final.
d) O avaliador responsável avaliará diversos painéis durante a Sessão. Os alunos devem aguardar sua vez de apresentar, sempre em frente ao cavalete com o pôster afixado.
e) Os pôsteres deverão ter 0,90 m de largura por até 1,10 m de altura (limites máximos).
f) O autor deverá trazer o Pôster pronto, com alça que permita pendurá-lo no cavalete.
g) Durante a Sessão, outros participantes do evento poderão observar os painéis e solicitar informações aos autores e coautores, desde que o trabalho não esteja sendo avaliado naquele momento.
f) A retirada do pôster só poderá ser efetuada após o horário do término da sessão.

6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos submetidos serão avaliados em duas etapas. A primeira etapa avaliará o trabalho escrito, em RESUMO EXPANDIDO ou RESUMO SIMPLES. A segunda etapa avaliará a apresentação Oral ou Pôster.

6.1. Primeira Etapa
a) Toda a avaliação dos trabalhos será feita por corpo docente especialmente designado.
b) Esta etapa é eliminatória e considera os seguintes critérios:
1. Introdução mínima fundamentada;
2. Clareza dos objetivos;
3. Adequação da metodologia ou materiais e métodos;
4. Lógica e a articulação do resultado e discussão;
5. Consistência dos resultados e da conclusão;
6. Uso correto da linguagem científica;
7. Coerência dos textos em relação a cada um dos itens individualmente considerados: Resumo, Introdução, Material e métodos ou metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e referências bibliográficas;
8. Pertinência e a atualização das referências bibliográficas;
9. Relevância do trabalho e aplicabilidade dos resultados;
10. Atendimento as normas previstas neste regulamento;
c) Os trabalhos que não constarem da lista de aceitação não poderão ser apresentados durante o evento.

6.2. Segunda Etapa
a) A etapa de apresentações é classificatória e comporá, com a nota da primeira etapa a nota final dos trabalhos.
b) Serão considerados os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos, em apresentação Oral ou Pôster:
1. Domínio do conteúdo
2. Relação do trabalho escrito com a apresentação oral
3. Clareza na apresentação
4. Objetividade nas respostas às questões formuladas pelo avaliador

7. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat serão publicados nos Anais, em mídia eletrônica (On-line), com todos os trabalhos pré-selecionados e seus conteúdos, em conformidade com os dados do formulário de inscrição.
b) Será disponibilizada uma cópia eletrônica dos Anais no site do evento www.unemat.br/eventos/jornada2013.

8. CONTROLE DE PRESENÇA
a) Os participantes receberão um crachá numerado e com código de barras, com a finalidade de registro, não só da presença, como também, do tempo de permanência no local do evento;
b) Haverá tolerância de 1 hora tanto na entrada como na saída por período. A chegada após o prazo de tolerância não dá, ao aluno, o direito à frequência naquele período. Entende-se por período o tempo de início e fim, atribuídos na programação do evento, por turnos matutinos, vespertinos ou noturnos.
c) Terão direito ao Certificado, os participantes que apresentarem 75% de frequência na média total participação em toda a programação do evento,

9. CERTIFICADOS
a) Será conferido, aos palestrantes, equipe técnica e a todos os participantes do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat, um Certificado contendo em seu verso, toda a programação do evento e a quantidade de horas de atividades complementares correspondentes.
b) Os certificados serão disponibilizados de forma eletrônica (online) no site do evento.
c) Não serão entregues certificados ou declarações para trabalhos não aprovados.
e) Não serão entregues certificados de participação para espectadores/ouvintes do evento que não fizerem a inscrição.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento.
b) Autor e coautor(es) autorizam a Comissão Organizadora a divulgar seus nomes e publicar seus trabalhos, por quaisquer mídias, e nos Anais do VIII Simpósio de Jornalismo da Unemat.