Regulamento do Evento

I Seminário de Administração e Ciências Contábeis e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica



1. QUANDO E ONDE
I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica.
Local: Centro de Convivência de Nova Mutum MT e Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Nova Mutum-MT.
Período: 03 a 06/12/2014.

1.1. DATA DE REALIZAÇÃO
Período: 03 a 06/12/2014.

1.2.LOCAL
a) Noturno – Palestras: dia 03 a 05/12/2014- Local: Centro de Convivência de Nova Mutum MT
b) Diurno – Minicurso e apresentação de pôster: Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Nova Mutum-MT.

1.3. DATAS IMPORTANTES
a) Período de inscrições de trabalhos: 17/11 a 28/11 - apenas pelo site do evento
b) Notificação de aceitação do trabalho: 01/12 - divulgação por e-mail
c) Período de inscrições de participação: 17/11 a 01/12
d) Credenciamento: 02/12/2014- período noturno- Saguão da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Nova Mutum-MT.

2. QUEM PODE PARTICIPAR
a) I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica.

2.2. AUTOR (RESPONSÁVEL PELO TRABALHO)
a) Cada trabalho inscrito poderá ter apenas 1 (um) autor.
b) O autor fará a apresentação do trabalho em pôster.
c) O autor receberá certificado de publicação, apresentação e participação, e será citado nos anais do evento.

2.3. COAUTOR (CORRESPONSÁVEL PELO TRABALHO)
a) Cada trabalho poderá ter, no máximo, 2 (dois) coautores, sendo obrigatória a inscrição de todos.
b) Um coautor poderá fazer a apresentação do trabalho, apenas se o autor estiver impossibilitado de participar.
c) Os coautores receberão certificados de publicação, apresentação (quando houver) e participação, e serão citados nos anais do evento.

2.4. PROFESSOR ORIENTADOR a) Os professores não podem ser autores de trabalhos.

2.5. COLABORADOR
a) Poderão participar, na condição de colaboradores, outros interventores (pessoas físicas, empresas ou instituições) que possibilitaram a realização de etapas do projeto. Os colaboradores podem ser alunos, professores ou profissionais de outras áreas.
b) Cada trabalho poderá ter, no máximo, 2 (dois) colaboradores
c) Os colaboradores não receberão certificados.
c) Os colaboradores serão citados nos anais do evento.

2.6. INSCRIÇÃO DE PARTICIPAÇÃO

a) I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica , acadêmicos e professores dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis, na condição de participante.
b) O participante deverá fazer a inscrição de participação no site do evento.
c) Cada participante só poderá participar com 1 (uma) inscrição por evento. Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) será cadastrado no sistema no ato da inscrição, não permitindo que a mesma pessoa faça mais de uma inscrição para o mesmo evento.
d) Os participantes receberão certificados de participação no evento e um crachá de aluno.
e) A inscrição do trabalho só poderá ser feita pelo aluno autor. Ele deverá identificar o autor, os coautores, os colaboradores e o professor orientador.
f) O aluno autor será o responsável pelo trabalho durante todo o percurso do evento.

3. INSCRIÇÃO
a) A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site do evento. Basta acessar a área de inscrições da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica e seguir as telas autoexplicativas.

3.1. INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO
a) A inscrição, efetivada a partir do envio online do formulário de inscrição, implica na aceitação integral das normas e condições estabelecidas neste regulamento, sobre as quais os inscritos não poderão alegar desconhecimento.
b) A inscrição de todos os participantes: autor, coautor, orientador e colaborador estão vinculados à inscrição do trabalho. O autor deve preencher os dados de todos os participantes para realizar a inscrição, e os coautores e orientadores deverão fazer a inscrição de participação, separadamente, para validar a inscrição do trabalho.
c) As informações fornecidas no preenchimento do formulário serão adotadas e mantidas em todas as etapas do evento para efeito de registro, publicação e certificação.
d) Nos Anais da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica só será dado crédito aos nomes constantes nos campos de autor, coautor(es), colaborador(es) e orientador.
e) Não serão efetuadas quaisquer alterações após a inscrição ser efetuada.

3.2. DADOS E DOCUMENTOS

3.2.1. Durante o preenchimento do formulário de inscrição online serão necessários os seguintes dados:
a) Autor: CPF, nome completo, data de nascimento, sexo, endereço, (rua, número, complemento, bairro), cidade, estado, CEP, telefone residencial, telefone celular, e-mail
b) Coautor: CPF e nome completo
c) Professor Orientador: nome completo
d) Colaborador: nome completo

3.2.2. Qualquer irregularidade nos dados ou documentos fornecidos, quanto a conteúdo, prazos, validade etc., conduz ao cancelamento ou à desclassificação sumária do trabalho, sem direito à devolução de taxas pagas.

3.2.3. A inscrição do aluno é pessoal e intransferível.

3.4. CRACHÁ DO PARTICIPANTE
a) Os crachás serão retirados no credenciamento, no dia 02/12/2014- Campus da Unemat- Nova Mutum-MT, mediante a apresentação de documento de identificação com foto e a confirmação de inscrição impressa.
b) Os crachás não poderão ser retirados por terceiros.
c) A inscrição de participante com trabalho Não Aceito será convertida automaticamente para inscrição de participação.

3.5. EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
a) Concluído o preenchimento do formulário de inscrição, imprimir e levar no credenciamento.
b) A inscrição só será efetivada pela Comissão Organizadora mediante o pagamento da taxa de inscrição.

4. NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ENVIO

4.1. O TRABALHO NÃO SERÁ ACEITO SE NÃO FOREM ATENDIDAS AS CONDIÇÕES ABAIXO.
a) Os autores deverão submeter o trabalho para a I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica durante a inscrição online.
b) O trabalho somente será enviado eletronicamente, no ato da inscrição, inserido em campo próprio no formulário de inscrição. Não será recebido por e-mail em nenhuma hipótese.
c) Os trabalhos enviados não poderão conter nenhum tipo de identificação, em texto ou imagens, dos nomes do autor, coautor(es), orientador(es), colaborar(es), eventual marca d’água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior.

4.2. OS TRABALHOS SERÃO ACEITOS SOB A CATEGORIA RESUMO EXPANDIDO.

I) RESUMO EXPANDIDO
a) Trabalhos finalizados devem ser enviados na Categoria de RESUMOS EXPANDIDOS. Os trabalhos devem ser inéditos em veículos impressos ou eletrônicos e serão apresentados oralmente.
b) O RESUMO do trabalho deverá ser preenchido nos campos correspondentes do formulário de inscrição online do sistema.
c) Durante o preenchimento do campo RESUMO não colocar no formulário online, a palavra “RESUMO:” no início do texto.
d) A soma dos caracteres do campo RESUMO não deve ultrapassar 1.500 caracteres ou terem menos que 1.000 caracteres, incluindo espaços.
e) O resumo deve conter introdução, indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, mostrar os resultados mais importantes e finalizar com uma conclusão.
f) Incluir três palavras-chave em campo específico no formulário online, diferentes das palavras contidas no título.
g) O ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO deverá ser anexado ao formulário de inscrição do sistema, com o seguinte conteúdo:

1. INTRODUÇÃO
2. MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
4. CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (normas vigentes da ABNT)

ATENÇÃO:
h) Não enviar o RESUMO do trabalho dentro do ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO. O arquivo deverá conter somente o conteúdo solicitado no (item 4.2, inciso I, alínea g).
i) Não colocar o título do trabalho no ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO conforme solicitado no (item 4.2, inciso I, alínea g). O arquivo deverá começar diretamente com a Introdução.
j) Enviar o ARQUIVO do RESUMO EXPANDIDO obedecendo a seguinte formatação:

1. Não colocar o título do trabalho (Este será colocado automaticamente pelo sistema na impressão dos anais);
2. Não colocar nenhum tipo de identificação em texto ou imagens dos nomes do autor, coautor(es), orientador(es), colaborar(es), conter eventual marca d'água de fundo com nome ou logotipo da Instituição de Ensino Superior, cabeçalhos e rodapés;
3. Iniciar com o texto integral do trabalho;
4. Texto na cor preta, fonte Arial, corpo em tamanho 12;
5. Espaçamento entre linhas de 1,5 linha;
6. Margem superior de 3,0 cm;
7. Margem inferior de 2,0 cm;
8. Margens laterais, à esquerda com 3,0 cm e à direita com 2,0 cm;
9. O trabalho deve ter no mínimo 05 (cinco) e no máximo 08 (oito) páginas, incluindo eventuais gráficos, tabelas, ilustrações etc;
10. Salvar o em arquivo PDF - Portable Document Format (PDF) da Adobe – Acrobat.

k) A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação. Evitar o uso de abreviaturas e adotar o Sistema Internacional de Unidades no texto.

5. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos submetidos na I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica..

5.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS
a) Os trabalhos inscritos na modalidade RESUMO EXPANDIDO serão apresentados em Pôster.
b) As apresentações são distribuídas em Sessões, com duração de 02 horas. Durante cada sessão são apresentados diversos trabalhos.
c) Não será permitida a apresentação de trabalho por professores, orientadores, colaboradores ou outros.
d) Durante as apresentações em pôster – será obrigatório o uso de crachá.
e) A não apresentação dos trabalhos desclassifica o aluno para a publicação nos anais do evento.

5.2. APRESENTAÇÕES EM PÔSTER
a) Os pôsteres devem ser afixados nos locais informados pela comissão organizadora do evento.
b) O autor ou, na impossibilidade deste, o coautor deverá permanecer junto ao pôster, durante o horário total da Sessão, munido de seu crachá e pôster para a apresentação..
d) O avaliador responsável avaliará diversos painéis durante a Sessão. Os alunos devem aguardar sua vez de apresentar, sempre em frente ao pôster afixado.
e) Os pôsteres deverão ter 0,90 m de largura por até 1,10 m de altura (limites máximos).
f) O autor deverá trazer o Pôster pronto, com alça que permita pendurá-lo.
g) Durante a Sessão, outros participantes do evento poderão observar os painéis e solicitar informações aos autores e coautores, desde que o trabalho não esteja sendo avaliado naquele momento.
f) A retirada do pôster só poderá ser efetuada após o horário do término da sessão.

6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos submetidos serão avaliados em duas etapas. A primeira etapa avaliará o trabalho escrito, em RESUMO EXPANDIDO. A segunda etapa avaliará a apresentação em Pôster.

6.1. Primeira Etapa
a) Toda a avaliação dos trabalhos será feita por corpo docente especialmente designado.
b) Esta etapa é eliminatória e considera os seguintes critérios:
1. Introdução mínima fundamentada;
2. Clareza dos objetivos;
3. Adequação da metodologia ou materiais e métodos;
4. Lógica e a articulação do resultado e discussão;
5. Consistência dos resultados e da conclusão;
6. Uso correto da linguagem científica;
7. Coerência dos textos em relação a cada um dos itens individualmente considerados: Resumo, Introdução, Material e métodos ou metodologia, Resultados e discussão, Conclusão e referências bibliográficas;
8. Pertinência e a atualização das referências bibliográficas;
9. Relevância do trabalho e aplicabilidade dos resultados;
10. Atendimento as normas previstas neste regulamento;
c) Os trabalhos que não constarem da lista de aceitação não poderão ser apresentados durante o evento.

6.2. Segunda Etapa
a) A etapa de apresentações é classificatória e comporá, com a nota da primeira etapa a nota final dos trabalhos.
b) Serão considerados os seguintes critérios na avaliação dos trabalhos, em apresentação Pôster:
1. Domínio do conteúdo
2. Relação do trabalho escrito com a apresentação oral
3. Clareza na apresentação
4. Objetividade nas respostas às questões formuladas pelo avaliador

7. PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica, serão publicados nos Anais, em mídia eletrônica (On-line), com todos os trabalhos pré-selecionados e seus conteúdos, em conformidade com os dados do formulário de inscrição.
b) Será disponibilizada uma cópia eletrônica dos Anais no site do evento www.unemat.br/eventos/jornada2013.

8. CONTROLE DE PRESENÇA

a) Os participantes receberão um crachá, com a finalidade de registro, não só da presença, como também, do tempo de permanência no local do evento;
b) Haverá tolerância de 30 minutos tanto na entrada como na saída por período. A chegada após o prazo de tolerância não dá, ao aluno, o direito à frequência naquele período. Entende-se por período o tempo de início e fim, atribuídos na programação do evento, por turnos matutinos, vespertinos ou noturnos.
c) Terão direito ao Certificado, os participantes que apresentarem 75% de frequência na média total participação em toda a programação do evento,

9. CERTIFICADOS

a) Será conferido, aos palestrantes, equipe técnica e a todos os participantes da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica., um Certificado contendo em seu verso, toda a programação do evento e a quantidade de horas de atividades complementares correspondentes.
b) Os certificados serão disponibilizados de forma eletrônica (online) no site do evento.
c) Não serão entregues certificados ou declarações para trabalhos não aprovados.
e) Não serão entregues certificados de participação para espectadores/ouvintes do evento que não fizerem a inscrição.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS
a) A Comissão Organizadora da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica, reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente regulamento.
b) Autor e coautor(es) autorizam a Comissão Organizadora a divulgar seus nomes e publicar seus trabalhos, por quaisquer mídias, e nos Anais da I – SACC - I - Seminário de Administração e Ciências Contábeis do Campus Nova Mutum-MT e I Encontro de Iniciação a Pesquisa Cientifica.